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Brasscom - Inclusão da agenda de diversidade, articulação política e fortalecimento institucional no setor de TI

Inclusão da agenda de diversidade, articulação política e fortalecimento institucional no setor de TI

O desafio

A Brasscom reúne as principais empresas de tecnologia da informação do Brasil e representa um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do país. Em um contexto de transformação digital acelerada, havia o desafio de reposicionar a imagem da associação, torná-la mais próxima das agendas sociais e reforçar sua presença nos debates de políticas públicas, especialmente no Congresso Nacional.

Além disso, o setor precisava avançar em temas estruturantes como diversidade, acessibilidade digital, formação de talentos e governança trabalhista, incluindo a participação das empresas de TI na implantação do eSocial.


O que fizemos

Durante sua atuação na Brasscom, Salomão Cunha Lima ocupou os cargos de Executivo de Relações Institucionais e Coordenador de Comunicação e Marketing, liderando ações integradas de influência política, posicionamento institucional e modernização da marca da associação. Os principais marcos da atuação foram:


🟣 Inclusão da agenda de Diversidade & Inclusão na associação

  • Proposição e liderança da criação do primeiro Grupo de Trabalho de Diversidade da Brasscom, envolvendo empresas associadas em debates sobre equidade no setor de TI

  • Inserção da pauta de diversidade nas agendas institucionais da entidade e nos eventos públicos realizados

  • Mobilização de empresas para trocas de boas práticas e desenvolvimento de iniciativas conjuntas


🟣 Realização de grandes eventos em Brasília e São Paulo

  • Organização de eventos institucionais estratégicos, reunindo empresas, governo, academia e imprensa

  • Destaque para seminários em Brasília com presença de parlamentares e autoridades federais, e encontros em São Paulo com líderes do setor privado

  • Coordenação da comunicação, pautas, articulações institucionais e posicionamento público da Brasscom nos eventos


🟣 Reposicionamento e rebranding institucional

  • Liderança do processo de reformulação da identidade visual e do discurso público da associação

  • Atualização da linguagem, tom institucional e materiais estratégicos de posicionamento

  • Criação de novas diretrizes de comunicação com foco em inovação, diversidade e protagonismo no debate sobre o futuro do trabalho


🟣 Campanhas de advocacy no Congresso Nacional

  • Desenvolvimento e coordenação de campanhas estratégicas de comunicação política para pautas como a reoneração da folha de pagamento e incentivos à formação de talentos em tecnologia

  • Atuação direta com parlamentares, assessores e comissões temáticas

  • Produção de materiais para apoio ao lobby técnico das empresas do setor


🟣 Atuação em Relações Governamentais e GTs técnicos

  • Representação da Brasscom em articulações com o Executivo, Legislativo e Judiciário nas áreas de TI, inclusão produtiva e digitalização de serviços

  • Participação ativa na construção da política pública de capacitação de talentos para o setor de tecnologia

  • Atuação em pautas de acessibilidade digital para pessoas com deficiência, especialmente na elaboração de parâmetros e boas práticas

  • Representação das empresas associadas no Grupo Técnico Confederativo do eSocial, ao lado de órgãos como Receita Federal, INSS, Caixa e Ministério do Trabalho — contribuindo para o desenho e a implementação técnica do sistema junto ao setor privado


Impactos gerados
  • Inserção definitiva da pauta de diversidade na agenda da associação e de suas empresas associadas

  • Fortalecimento institucional da Brasscom como voz relevante no Congresso e na mídia

  • Modernização da marca e da narrativa da entidade, com foco em inovação e responsabilidade social

  • Fortalecimento do diálogo com o poder público em temas estruturantes do setor de tecnologia nacional


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